Pelourinho, Centro Histórico de Salvador

Pelourinho-salvador-corredor

Conhecer a Bahia e não ir no Bairro do Pelourinho, não é conhecer a Bahia. Lugar localizado no centro histórico da capital, Salvador.
Possui um centro arquitetônico português que foi preservado e faz parte do Patrimônio histórico da Organizações das Nações Unidas da Educação, a Ciência e a Cultura.

Conhecido como “Pelô” pelos moradores, a história do bairro está ligada ao história da cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil. Nas últimas décadas, o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador. Já foi fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros – como Caetano Veloso e Paul Simon; até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe ali.

E com um grande processo de revitalização, hoje o bairro é sede de várias organizações, como a Casa Jorge Amado, o Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural. Há uma concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico. Pode-se encontrar também dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia, que são as igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica.

Divirta-se!

***

Gostou? Quer ir pra lá? Clique aqui

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>